Caracteristicas :
- Multicelulares
- Blastocele
- Sem forma definida (Amorfos)
- Reprodução assexuada/sexuada
Alimentação
O alimento das esponjas vem junto com a corente de água que passa por pequenos poros(furos), chamados porocite. Este alimento chega no átrio onde há coanócitos,que fazem o trabalho de espalhar o alimento pelo corpo do animal todo. Se alimentam de pequenas partículas em suspensão na água que circula em seu corpo.
Reprodução
As esponjas podem se reproduzir de maneira assexuada ou sexuada. Elas tambem possuem grande capacidade de regeneração . Isso quer dizer que células separadas de uma esponja podem se reunir e forma uma nova esponja. Veja na imagem B.
Assexuada
Nessa reprodução, um grupo de células se multiplica e forma pequenos brotos. Esses brotos podem permanecer presos ao corpo da esponja que os produziu ou se soltarem. Quando se soltam, eles originam um indivíduo isolado. Esse tipo de reprodução é chamado de brotamento. Veja na imagem A.
Sexuada
Nessa reprodução são produzidos espematozóides e óvulos. Os espermatozóides são móveis ( contém flagelo) e, depois de serem produzidos por uma esponja, nadam até outro indivíduo da mesma espécie, onde encontram um óvulo, que, ao contrário dos espermatozóides, é imóvel ( não contém flagelo ) e permanece preso ao corpo do animal. Da fecundação sai uma larva ( um indivíduo diferente do adulto ) que nada e, depois que se fixa, transforma-se em esponja adulta. Veja na imagem C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário